A perecível glória terrena
A grande preocupação das pessoas nos dias atuais é a conquista de glórias terrenas, o homem tem se preocupado com os bens materiais e riquezas passageiras. Nada que é conquistado no mundo é eterno, os tesouros que adquirimos se limitam ao tempo cronológico. Existe um desejo desenfreado em busca de riquezas, pessoas se vendem tão facilmente por causa do amor ao dinheiro. Muitos estão deixando surgir dentro de si uma confiança muito grande nas riquezas, o apego às coisas terrenas tem sido tão grandes a ponto de as pessoas esquecerem que os bens materiais são passageiros. A inerrante e irrefutável palavra de Deus nos fala claramente sobre isso, o pensamento de muitos é que suas riquezas serão perpétuas, mas a palavra de Deus é nítida ao dizer sobre o homem que está em honra, ele não permanece (Sl 49:11) É inútil pensar na inexistente perpetuidade da glória terrena, tudo que o homem adquiri aqui é passageiro, não se engane com as riquezas terrestre elas não são como os tesouros juntados no céu, que duram para sempre.
A preocupação com as coisas do mundo tem entrado com grande força em muitas igrejas, que esquecem de pregar o evangelho genuíno, apenas dão atenção para as coisas dessa terra, se preocupam com o seu bem estar material e esquecem de cuidar da sua vida espiritual, se preocupam bastante em receber auto ajuda ao invés de procurar ajuda de Deus. O céu se tornou esquecido por muitas igejas assim como Jerusalém se tornou esquecida por muitos exilados que prosperaram na Babilônia. Algumas pessoas dentro da igreja estão tão focadas nas glórias terrenas, que a volta de Jesus já não tem nenhum sentido para eles, o céu já não é mais importante, muitos falsos profetas enxergaram que o mundo tem um desejo desenfreado com as coisas daqui, por isso esses falsos profetas tem pregado mensagens como se tudo que conquistamos aqui fosse eterno e estimulam as pessoas a darem ênfase na prosperidade material.
A igreja em Laodiceia é um grande exemplo, ela estava vivendo uma prosperidade muito grande ao mesmo tempo que mergulhavam numa miséria espiritual (Ap 3:17) eles diziam que de nada tinha falta. Assim é nos dias atuais, muitas pessoas dentro da igreja desfrutam de uma prosperidade financeira e não estão preocupado com aquilo que está faltando neles que é Deus. Não deixe jamais que Deus não esteja em você, ainda que falte muitas coisas em sua vida, nunca deixe faltar Deus,
É impossível negar que o dinheiro possibilita ao homem comprar muitas coisas, porém o dinheiro não consegue comprar o mais importante que é a remissão da alma (Sl 49:7) Somente o sacrifício de Cristo na cruz que é aceitável perante Deus. Jesus pagou o preço para que pudéssemos ser libertados da escravidão do pecado. Ainda que o homem consiga comprar tudo que existe no mundo, jamais ele conseguirá comprar a sua salvação, o seu dinheiro iria se esgotar e ele não adquriria o bem mais precioso que o homem pode ter, que é a vida eterna. Não tem proveito nenhum ganhar todo o mundo e perder a sua alma (Mc 8:36) Reflita sobre qual é sua prioridade, se tem sido as glórias terrenas ou tesouros acumulados no céu. Tudo que você tiver na terra é apenas temporário, não seja iludido por glórias terrenas, prazeres mundanos, tudo isto é vaidade, Jesus é tudo que você precisa e não o dinheiro.
A confiança nas riquezas é um grande perigo, infelizmente as pessoas que depositam a confiança no dinheiro, são como ovelhas que não estão cientes do perigo, a qual a morte é o seu pastor (Sl 49:14) A vida terrestre tem um fim, ela não é eterna, embora o homem consiga construir para si mansões ou castelos, estas edificações não serão sua morada para sempre, para cada homem que existe na terra, existe uma sepultura o esperando, seja ele rico ou pobre, chega o momento a qual todos descem diretamente para a cova, onde sua formosura irá se consumir. Quem morre nada pode levar consigo (Sl 49:17) o homem quando veio ao mundo não trouxe absolutamente nada, assim também será quando ele partir, não poderá levar nada para onde ele ir. Pedro lembrou a igreja que tudo nesta vida no final desvanecerá e desaparecerá ( 1 Pe 1:24) Não atente para as coisas temporárias, priorize as coisas que são permanentes.
Embora as conquistas terrestres se findem na morte, o homem que vive com Deus, acumula tesouros que não se restringem ao tempo cronológico (Mt 6:20) esses tesouros são tão valiosos a ponto que até a morte se torna lucro para quem tem esses tesouros (Fp 1:21) enquanto a morte é uma tragédia para o homem que perece em sua glória terrena, para quem tem sua alma redimida ela também é uma grande vitória.
Ter riqueza não é pecado, muitos homens de Deus foram ricos aqui na terra, Jó e Abraão são grandes exemplos, porém não podemos deixar que a riqueza preencha o lugar que pertence a Deus em nossa vida, não faça igual ao jovem rico que preferiu continuar com o seu dinheiro ao invés de se tornar um seguidor de Jesus (Mt 19:16-22) Não troque Deus por algo passageiro, ter dinheiro não é pecado, porém o amor ao dinheiro é um grande impedimento na nossa vida com Deus, este amor é raiz de todos os males (1 Tm 6:10) muitos tem se desviado da fé por causa disso.
O salmista Asafe procurou observar a vida dos ímpios que desfrutam da temporária glória terrena (Sl 73:1-28) ele disse que por um momento sentiu inveja deles, porém na sua observação ele notou que embora o ímpio seja alegre, não há nenhuma alegria que possa se comparar ao gozo de quem vive uma vida perto de Deus e ponhe nele sua confiança (Sl 73:28) Ele percebeu também que o homem que se distancia de Deus, perece (Sl 73:27) Por mais o homem consiga conquistar muitas coisas, é inútil ter conquistado tudo isso, vivendo ele uma vida distante de Deus. Muito podem até falar que são ricos, mas na verdade não tem nada, ainda que você diga que é pobre, tu tens grandes riquezas espirituais (Pv 13:7)
Não deixe o mundo lhe influenciar na preocupação com as coisas daqui, a glória terrena é perecível, é impossível fazer uma comparação entra as coisas do mundo e o que é do céu, tudo no mundo é passageiro, no céu é absolutamente o contrário. Não é o propósito de Deus que o homem pereça, por isso ele enviou seu filho ao mundo (Jó 3:16) porém muitos preferem perecer em suas glórias terrenas ao invés de viver a vida eterna. Ainda que sua riqueza não esteja aqui, você é rico, tua alma foi redimida, Jesus te comprou.
Comentários
Postar um comentário