Do vale da sombra da morte até a terra de verdes pastos



     O salmo 23, talvez seja o salmo mais conhecido de toda bíblia, ele não é conhecido apenas pelos cristãos, muitos não salvos também o conhece, este salmo está entre os 77 salmos, cuja autoria é de Davi. Embora seja bastante conhecido, poucas pessoas são atenciosas com este salmo, desprezando as maravilhosas lições que podemos tirar dele e aplicar em nossa vida. O autor deste salmo, pastoreou ovelhas, quando Samuel foi até a casa de Jessé, Davi estava apascentando as ovelhas ( 1 Sm 16:11) no momento que Golias desafiava os Israelitas, Davi cuidada das ovelhas (1 Sm 17:15) Davi também relatou experiências pastorais, quando ele teve que lutar contra o urso e o leão (1 Sm 17:34-36) Davi também nos mostra o risco que as ovelhas corriam, elas eram alvos de predadores .


   Apesar de Davi ter sido pastor de ovelhas, no salmo 23, ele não fala de suas experiências pastorais, mas cita as suas experiências de ovelhas e coloca Deus como seu Pastor.  Davi, cita no versículo 2 e 4, dois lugares, os pastos verdejantes e o vale da sombra da morte, lugares com características bastante diferente.  O vale da sombra da morte, esta expressão traduz um termo hebraico único e difícil. Uma interpretação alternativa seria "vale mais escuro" é uma alusão a vales profundos no deserto, se alguém caísse neles, só conseguiriam escapar se houvesse uma intervenção divina. No vale da sombra da morte, as ovelhas corriam bastante riscos, pois eram alvos de predadores.

   Davi passou momentos em sua vida, que podem ser classificado como "vale da sombra da morte" a partir de 1 Samuel 18, Saul iniciou uma longa perseguição para tentar acabar com a vida de Davi, porém Deus sempre intervia, Saul percebeu que Deus era com Davi ( 1 Sm 18:12) era por este motivo que Saul não conseguia matar Davi, pois não era o propósito de Deus que Davi morresse naquele momento. Davi estava passando pelo vale da sombra da morte, descansando na sombra do Onipotente.

    Assim, como Davi passou pelo vale da sombra morte, nós cristãos também passamos, o mundo em que vivemos como peregrinos é o nosso vale da sombra da morte, somos ovelhas pastoreadas pelo nosso bom Pastor, que deu a vida por nós ( Jo 10:11) aqui neste mundo, somos alvo de um predador, que muitas vezes se infiltra em nosso meio, disfarçado de ovelha, mas com o interior de lobo ( Mt 7:15) por isso, Jesus nos manda ter cautela, o nosso adversário se assemelha a um leão, ele está ao nosso derredor, procurando quem tragar ( 1 Pe 5:8) o mundo que vivemos é um lugar perigoso, que exige de nós, vigilância, Jesus nos prometeu aflições no mundo ( Jo 16:33) mas ele também prometeu que estaria conosco ( Mt 28:20) assim como Davi não esteve sozinho no vale da sombra da morte, nós também não estamos sozinhos, o nosso Pastor está andando conosco neste mundo que é o nosso vale da sombra da morte, a presença de Cristo nos conforta e nos transmite segurança, mesmo que o nosso adversário esteja ao nosso derredor, querendo nos tragar, se permanecemos perto do pastor, o nosso inimigo não irá nos tragar. O nosso inimigo é astuto ( Ef 6:11) ele é bastante malicioso e sempre está preparando suas ciladas, o pecado é o veneno utilizado pelo adversário para matar as ovelhas, por isso temos que se revestir da armadura de Deus, o vale da sombra da morte, que também pode ser chamado de "vale mais escuro" é um lugar envolvido por densas trevas, por isso, é uma necessidade nossa ter a palavra de Deus como lâmpada para os nossos pés, luz para o nosso caminho ( Sl 119:105) a ovelha que se afasta da palavra de Deus, se aproxima demais do adversário, por isso a palavra de Deus tem que ter bastante importância para a nossa vida, ela nos ajuda a não tropeçar, por ser a luz, ela nos permite enxergar todos os perigos que estão ao nosso derredor.  O crente que não tem prazer na palavra de Deus, está bastante vulnerável, a bíblia aproxima o homem de Deus, e o afasta do pecado. Ela é o antídoto para o veneno chamado pecado. Não podemos deixar de vigiar, temos que ser cautelosos, estamos no vale da sombra da morte, não devemos deixar que esta sombra nos envolva, temos que está envolvidos pela sombra do Onipotente.


   Estamos no vale da sombra da morte, mas não permaneceremos eternamente nele, um dia chegaremos no lugar que almejamos chegar, que é a terra de verdes pastos, este lugar é totalmente oposto ao vale da sombra da morte, por isso, Davi diz que Deus o fazia "deitar" pois a terra de verdes pastos, não tinham ursos,lobos e leões para atacarem as ovelhas,  as ovelhas estavam livre de todos os perigos, de todas as aflições, por este motivo, elas poderiam deitar e descansar, os pastos verdejantes era um lugar que elas repousavam da viagem cansativa que tiveram no vale da sombra da morte, elas agora estavam num lugar paradisíaco, que elas poderiam descansar em paz. Também temos a promessa que em breve estaremos num lugar paradisíaco, a qual descansaremos do labor dessa vida.  O mundo não é um lugar de descanso, ele está cheio de imundícia, o nosso descanso não é aqui ( Mq 2:10) o repouso é uma promessa para nós, ainda resta um repouso para o povo de Deus ( Hb 4:9) as aflições deste tempo presente não podem ser comparada com a glória que em nós há de ser revelada ( Rm 8:18) é impossível comparar o vale da sombra da morte com a terra de verdes pastos, não se pode comparar o mundo com o céu. Jesus que definiu este lugar que nos espera como paraíso ( Lc 23:43) lá os ímpios não irão nos perturbar, pois estaremos repousando ( Jó 3:17)  teremos alívio quando chegarmos ao lindo céu.

    O céu é um lugar inaudito, não existe nada semelhante ao céu, lá não haverá tristezas ( Ap 21:4) no céu ninguém vai chorar ( Ap 21:4) não haverá dor ( Ap 21:4) não haverá morte ( Ap 21:4)  no céu será impossível que os salvos morram, pois lá seremos semelhantes aos anjos ( Lc 20:36) o céu é bastante ditoso, mas ditoso que o céu, somente Jesus, na Jerusalém de Deus, você não vai encontrar hospitais, funerárias e cemitérios, o luto no céu é banido. Se as aflições baterem na porta do céu, com o objetivo de entrar lá, ficarão do lado de fora, pois no céu só entra os salvos, lá no céu andaremos com Jesus ( Ap 3:4) imagine agora, você numa rua celestial, andando com o Mestre, conversando com ele, face a face, isso é sublime demais, meus irmãos. Como fala o autor do hino 371 da harpa cristã " Breve vem o grande dia, em que lutas findarão, todos males, agonias,deste mundo cessarão" no céu, Deus irá banir todos os males deste mundo, o céu é a nossa terra de verdes pastos, aqui na terra estamos como turistas, somos peregrinos e estrangeiros aqui ( 1 Pe 2:11) somos cidadãos celestiais ( Fp 3:20) logo logo, estaremos no nosso lar, na nossa morada.

   Por mais que o céu seja o paraíso, ele seria um lugar incompleto e sem sentido, se a gente não pudesse ver o nosso Mestre, mas não temos apenas a promessa que entraremos no céu, nos foi prometido também que iremos ver Cristo, como ele realmente é ( 1 Jo 3:2) nós veremos Cristo, face a a face ( 1 Co 13:12) o rosto de Cristo, que inspirou tantos hinos sacros, será visto pelos santos. O olhar de Jesus é lindo, excede toda a nossa imaginação, o rosto de Cristo é muito mais belo do que nós podemos imaginar.  Como diz o autor do hino 509 da harpa cristã "Oh! que gloriosa vista será!" Ao passar o Jordão, iremos contemplar o Rei dos reis, receberemos de Jesus, um abraço bastante apertado. Lá veremos os nossos irmãos, que descansaram do bom combate, antes de nós, no céu também conheceremos pessoas que jamais foram vistos por nós, cristãos de diferentes épocas, que viveram uma vida de santidade aqui na terra, Paulo e Silas estarão cantando na ditosa cidade e não numa prisão, também cantaremos com eles no coral celestial que será regido por Cristo.  Se aqui na terra, entoamos belos hinos, os hinos que cantaremos no céu, serão incomparavelmente melhores. Afinal, tudo no céu é incomparavelmente melhor que as coisas terrenas. Não iremos visitar Daniel numa cova, mas vamos visitá-lo, numa morada preparada por Cristo. Se José foi vendido pelos seus irmãos, pelo sangue de Cristo, ele também foi comprado. No céu, José receberá vestes brancas, bem melhor que a sua túnica de várias cores.  Paulo tinha o desejo de partir, pois estar com Cristo, é muito melhor ( Fp 1:23) é o desejo de Jesus, que estejamos onde ele estiver, no céu nós mataremos a saudade que temos de Jesus.

    A terra de verdes pastos,não é um lugar escuro igual ao vale da sombra da morte, lá não haverá mais noite, será iluminado pelo próprio Deus ( Ap 22:5) para adentrarmos neste belo lugar, devemos seguir os passos de sumo pastor (1 Pe 5:4) Cristo nos conduz até o céu,  se não seguimos a Cristo, jamais chegaremos lá, Jesus é nosso guia,se deixarmos Jesus nos guiar, ele nos receberá em glória ( Sl 73:28) o homem que não segue a Cristo, vai se distanciando cada vez mais do céu, é impossível uma ovelha chegar aos pastos verdejantes, se ela não seguir e obedecer o seu pastor. O céu é o destino dos obedientes, os rebeldes não entrarão lá, para desfrutar do gozo infindo no céu, é necessário desfrutar da obediência a Deus aqui na terra, céu e obediência andam de mãos dadas, se você se aparta da obediência, também se apartará do céu. O nosso inimigo é como uma cobra peçonhenta, que ao atacar a sua vitima, injeta nela o veneno, o nosso adversário também é assim, quando ele nos ataca, injeta em nós, um veneno chamado pecado, que somente pode ser combatido pelo antídoto que é a palavra de Deus, a palavra de Deus tem o poder de combater todos os efeitos do pecado, por isso é necessário viver uma vida de vigilância e obediência, somos ovelhas totalmente dependentes do nosso Pastor, ele nos conduz até o céu. Logo logo trocaremos o vale da sombra da morte pela terra de verdes pastos, o mundo pelo céu, iremos ver nosso amigo Jesus e nunca mais sentiremos saudade dele.

 


 

   

 

Comentários

  1. Playtech vs. Caesars Entertainment - DRMCD
    We've been 충주 출장샵 at Caesars for 서울특별 출장마사지 a couple of years and our top titanium tubing competitor, Caesars Entertainment, has a lot to offer, and 수원 출장안마 we've got the best odds for 공주 출장샵

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A hora nona

O Perdão Horizontal ( Parte 2)

O amor à presença de Deus