O Perdão Horizontal ( Parte 1)
O perdão está totalmente nítido no evangelho de Cristo, é impossível existir evangelho sem perdão. O homem apesar de ter sido criado por Deus em um ponto neutro, apto por escolher o bem ou o mal, após a queda de Adão, todos os homens nasceram depravados pelo pecado, a bíblia é clara em dizer que todos pecaram ( Rm 3:23), o pecado tornou-se congênito em todos os homens, uma herança adâmica. O homem sem ser regenerado por Cristo, é totalmente inclinado ao pecado. Pecar é ofender a Deus, e todos nós o ofendemos. Nossas ofensas acenderam a ira de Deus. Deus não nos salvou porque foi obrigado a nos salvar, o porquê de Deus nos salvar foi o seu amor, este amor amor fez que Deus nos perdoasse, se não existisse o perdão de Deus, não haveria salvação para os homens. Deus é grandioso em perdoar ( Is 55:7). O pecado faz o homem provocar a ira de Deus. Se Deus não nos perdoasse estaríamos no inferno, lugar merecido por todos os homens, inclusive você meu amigo leitor e eu também, entretanto, aprouve a Deus nos perdoar, manifestar a sua misericórdia infinita e a sua graça salvadora. Se estamos numa situação confortável, o motivo é a capacidade de Deus em perdoar todos os nossos pecados. Um pecado não perdoado por Deus seria suficiente para nos conduzir ao inferno. Imaginemos agora a quantidade de pecados incontáveis que já cometemos e ainda iremos cometer? Deus sempre está disposto a nos perdoar e demonstrando a incondicionalidade do seu amor para conosco.
A capacidade perdoar não é algo exclusivo de Deus, Deus deseja comunicar este atributo a todos os homens. Evangelho não se resume no perdão de Deus aos homens, evangelho também é pecadores perdoando outros pecadores. Infelizmente nos dias atuais, observamos um evangelho anátema sendo pregado nos púlpitos e em canções, um evangelho que carece do perdão, ensinando aos cristãos a vigarem seus irmãos na fé: "A justiça de Deus vai chegar na vida dele","Ele fez e Deus vai pegá-lo, pode deixar". Meu querido leitor, não tenho dúvidas alguma que esse tipo medíocre de evangelho é antibíblico, pessoas que pregam este "tipinho" de evangelho, não tem nem conhecimento teórico acerca de Deus, muito menos conhecimento prático. Perdão não foi um pedido de Deus, perdão é um mandamento, algo ordenado. Você pensa que evangelho se resume a amar os amigos, irmãos e parentes? Não, não! Qualquer ser humano consegue amar amigos, irmãos e parentes, nós não somos qualquer pessoas, fomos regenerados por Cristo, deixando para trás nossa natureza depravada. O evangelho de Cristo não nos ensina a amar apenas as pessoas que amamos, nos ensina também a amar aquelas pessoas que nos odeia, nossos inimigos. ( Lc 6:27). Isso mesmo! Amar os nossos inimigos é uma ordenança de Deus, um mandamento divino que somente pessoas regeneradas e diferente das demais pessoas conseguem obedecer. Cristo nos ensinou a fazer o bem a quem constantemente nos faz o mal. Você está pensando que isso é difícil de fazer e injusto? Lembre-se que como Paulo, o bem que você quer fazer para Deus, você não faz, o mal que você não quer fazer para Deus, você faz, e mesmo assim, Deus não deixa de te amar e perdoar. Estamos sempre fazendo o mal para Deus, Ele está sempre fazendo o bem para todos nós, por isso, a falta de perdão é algo sem justificativa para Deus. Deus não perdoa você constantemente? Por que você não perdoa quem lhe faz o mal? As ofensas do seu inimigo são piores que seus pecados contra Deus? É óbvio que não! Muitas vezes não queremos perdoar pessoas que nos ofenderam apenas uma vez, mas queremos o perdão de Deus pelas várias vezes que pecamos contra Ele. Se Deus agisse e pensasse da mesma que nós, "coitadinhos" de todos nós. Somos perdoados por Cristo no propósito de sermos perdoadores para aqueles que nos ofendem.
A parábola do credor incompassivo é uma grande mensagem acerca do perdão ( Mt 18: 23-25). Observamos que a dívida daquele servo era impagável, ele não tinha condições financeira de pagar seu senhor, iria perder todos os seus bens e toda família iria ser vendida, mesmo a dívida sendo impagável, o senhor foi misericordioso com ele e o perdoou. No decorrer da parábola, observamos também que este servo se encontrou com um conservo, este conservo tinha uma dívida bem menor comparada a dívida do servo ao seu senhor. O conservo pediu misericórdia, mas este servo não agiu de misericórdia, senão, mandou o conservo ser preso até que saldasse a dívida. Quando o senhor ficou sabendo de tudo que aconteceu, revogou a sua decisão de perdoar o servo e o puniu, ele foi preso até que pagasse a dívida. Jesus disse no último versículo: "Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um do seu irmão ( Mt 18:35). Esta parábola fala de três pessoas e comportamento de cada uma delas, o senhor é Deus, o servo somos nós, o conservo são aqueles que nos ofendem. Nosso pecado era uma dívida impagável para todos nós, Deus na posição de senhor, se quisesse nos punir, não estaria errado, mesmo a dívida sendo tão grande e impagável, Deus foi misericordioso conosco, nossa dívida impagável foi quitada através do sangue de Cristo derramado na cruz. Fomos perdoados por Deus, por isso, somos obrigados por Deus a sermos misericordiosos com aqueles que nos ofendem, que tem alguma dívida não apenas financeira, mas sentimental ou de qualquer outro modo conosco. Aquilo que nossos irmãos nos devem, é bem menor que nossa dívida com Deus que já foi quitada. Outra mensagem transmitida nesta parábola é a que a misericórdia de Deus está condicionada a nossa misericórdia com aqueles que nos ofendem. Pelo fato de o servo não ter sido misericordioso com seu conservo, o senhor voltou atrás e deixou de ser misericordioso com ele. A falta de perdão anula a misericórdia de Deus em nossas vidas. Deus só vai ser misericordioso com você, se você ser misericordioso com seu próximo. Deus nos perdoa por todos os nossos pecados, e muitas vezes não queremos perdoar o nosso irmão que pegou R$20,00 emprestado e não devolveu. Qual é a maior? Nossa dívida impagável com Deus ou as dívidas dos nossos irmãos? Deus nos vocacionou para sermos servos misericordiosos e não credores incompassivos. Não podemos negar perdão se sempre estamos pedindo e Deus sempre está sendo misericordioso perdoando todos nós. Quando você tiver dificuldade de perdoar alguém que fez algo de ruim contra você, lembre-se que sua imperfeição lhe faz fazer algo de ruim muito pior contra Deus e mesmo assim Ele não poupou seu Filho e está te perdoando sempre.
O perdão ensinado por Cristo é totalmente diferente do perdão ensinado pela tradução judaica, os judeus somente perdoavam três vezes aqueles que os ofendiam, na quarta vez não tinha mais perdão, quando Pedro perguntou se era sete, ele queria impressionar a Jesus, mas acabou sendo surpreendido pelo setenta vezes sete. O setenta vezes sete indica que a quantidade de vezes que devemos perdoar é ilimitada. Não é sete, é setenta vezes sete. Já pensou se o perdão de Deus fosse limitado? Todos nós ultrapassaríamos o limite estabelecido por Deus. Perdoar não é fácil, mas é necessário. Só refletimos o brilho de Cristo no mundo em que vivemos, se temos a capacidade de perdoar.
Comentários
Postar um comentário