A salvação pode ser perdida?

   
       A salvação pode ser perdida e não pode ser perdida, apesar de aparentarem ser respostas opostas, elas não se contradizem, no decorrer desse texto, as duas respostas serão explicadas.  Armínio foi bem claro acerca disso: " Deus escolheu para salvação aquele que Ele vê que crerão posteriormente  com ajuda de Sua graça preventiva ou precedente, e que perseverarão com ajuda de Sua graça subsequente ou seguinte"; "Crentes e eleitos não são corretamente tidos pela mesma pessoa".  Portanto para Armínio existem dois tipos de pessoas: eleitos e crentes.  Embora todos os eleitos sejam crentes, é impossível afirmar que todos os crentes são eleitos. Eleitos não perdem a salvação, afirmar que eleitos perdem a salvação é negar a onisciência de Deus e acusá-lo de ter errado naquilo que foi previsto por Ele, antes da fundação do mundo, dessa forma é totalmente herético afirmar a possibilidade um eleito  ser condenado.  Eleitos são aqueles que Deus previu que iriam responder positivamente o chamado de Deus e perseverar neste chamado até o fim da sua vida. A presciência de Deus antecedeu a predestinação, isto está bastante explícito na bíblia ( Rm 8:29)  Dantes conheceu. gr. proginosko, "saber de antemão", "saber com antecedência", isso indica a presciência de Deus acerca de tudo que acontece em todo o cosmo, inclusive sobre a salvação e condenação do homem. Predestinou: gr. proorizo, "determinar  anteriormente", "ordenar", "predestinar", ou seja, Deus por sua presciência previu aqueles que seriam salvo pela sua graça, também foi previsto por Deus, que esses homens seriam incapazes de salvarem a si mesmo, portanto, Deus ordenou que a sua graça fosse manifestada através de Cristo na cruz do calvário, providenciado e decretando salvação a todos aqueles que foram previsto por Ele que não iriam resistir a graça. Todavia, os crentes podem perder a salvação.

          A bíblia fornece vários versículos  sobre a apostasia para afirmar isto.  "Nos últimos dias muitos abandonarão a fé..." (1 Tm 4:1-3),  "Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, mas caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento..." ( Hb 6:4-6).  "Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados..." ( Hb 10:26-27). "Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor  que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes fora transmitido..." ( 2 Pe 2:20-21).  A apostasia está bastante explícita nesses versículos, Paulo até fala "abandonar a fé", só pode abandonar a fé quem um dia esteve com ela, quem abraçou a fé, quem recebeu esse dom de Deus, portanto, a graça temporária tão defendida pelo calvinismo afirmando que somente caem os "pseudos crentes" é incoerente com as escrituras. Somente é possível apostatar  alguém que realmente foi fiel a Deus.  Observamos também duas palavras encontrada em dois dos versículos citados:" conhecimento da verdade"," conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo", conhecido o caminho da justiça". Te faço uma pergunta quem é a verdade e quem é o caminho da justiça? O próprio Cristo! "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.." ( Jo 14:6). Te faço outra pergunta. O que acontece com o homem após ele conhecer a verdade?  "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará " ( Jo 8:32). Isso mesmo! O homem quando conhece a verdade é liberto do pecado. Observamos agora "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade". (1 Tm 2:4). Calvinistas afirmam que o termo "todos" é uma referência aos eleitos, calvinistas numa super eisegese  , afirmam que a vontade de Deus é apenas salvar os eleitos, os predestinados, eles também declaram que a vontade de Deus é que somente os eleitos cheguem ao "conhecimento" da verdade", somente os eleitos podem chegar ao " conhecimento" da verdade. Sendo assim, segundo nossos irmãos calvinistas, já que somente os eleitos conhecem a verdade, implicitamente está sendo afirmado pelos calvinistas que os "eleitos" perdem a salvação, pelo motivo de em alguns versículos da bíblia, encontraremos base suficiente para defender que apostatas "receberam o conhecimento da verdade", "conheceram nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo", " conheceram a justiça". Como é que o calvinismo pode refutar isso? Por isso  com todo respeito aos meus irmãos calvinistas, cada vez mais encontro incoerência nos calvinismo.

          É impossível de encontrar nas escrituras, respaldo para a teoria calvinista que todas as pessoas que abandonaram a fé, nunca foram realmente crentes. Observamos o que foi afirmado por Pedro: Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: "O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama". 2 Pe 2:22.  Analisando os versículos anteriores a estes ( foram citados no parágrafo anterior a este), com bastante nitidez, este provérbio citado por Pedro, é uma referência aos que abandonaram a fé. Primeiramente Pedro reafirmar a veracidade do provérbio, afinal ele é encontrado na bíblia ( Pv 26:11). Não é por acaso que o porco e o cão são os dois animais citados no provérbios, esses dois animais eram considerados impuros pela lei,  portanto é uma alusão bastante clara sobre o homem impuro em seu estado natural, depravado totalmente pelo pecado. Todos nós éramos impuros, assim como o porco e o cão eram para a lei, entretanto, Cristo nos regenerou, nascemos novamente. Talvez você esteja perguntando  a si mesmo o que eu desejo explicar através de tudo isso. Caro leitor, o texto de 2 Pedro 2:20-22 afirma que apostatas antes de conhecerem a Cristo eram impuros, mas  foram  regeneradas e purificadas pelo sangue de Cristo.              Diferentemente dos eleitos que permanecem para sempre, os apostatas acabam voltando ao seu estado natural e numa situação até pior que outrora.  Como alguém pode voltar ao seu estado natural, estando no seu estado natural? É possível o gelo voltar a ser gelo,  sem ter deixado de ser gelo? É incoerente  e incompatível com as escrituras afirmar que apostatas sempre foram falsos crentes e nunca abandonaram o seu estado natural. Se a bíblia diz  que apostatas são aqueles que voltam ao seu estado natural numa situação pior que outrora, é óbvio que apostatas foram regenerados e transformados em novas criaturas, através do novo nascimento, entretanto, voltaram ao estado natural de todo homem que não nasceu novamente.



     Os crentes que não são eleitos irão se desviar da fé e serão condenados, crentes eleitos não apostatarão. "Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E está é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.". 1 João 2:24-25.  Temos que ser zeloso, cuidadoso com a nossa salvação, vigilantes acerca das astutas ciladas do diabo. O crente que não é eleito, ele é cuidadoso com a sua salvação, ele é zeloso, ele vigilante, mas em um determinado tempo, ele torná-se imprudente e negligente. O crente eleito  combate o bom combate, no final de sua carreira, ele guarda a fé. Se não houvesse o risco de pessoas fieis a Deus caírem, todos os versículos sobre a vigilância na bíblia teriam que ser retirados.  Portanto, a salvação pode ser perdida e não pode ser perdida, os eleitos não perdem a salvação, mas os crentes perdem, eleitos não são imprudentes, crentes que não são eleitos tornam-se negligentes e vencidos no bom combate.

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