O homem nasce com livre arbítrio?
Não! O livre-arbítrio pode ser definido como a capacidade humana de fazer uma decisão moral, escolhendo entre o bem e o mal. É impossível defender um livre-arbítrio universal, essa doutrina é totalmente herética. Afirmar o nascimento do homem com livre-arbítrio é o mesmo que negar a doutrina bíblica da depravação total. Adão e Eva morreram espiritualmente após o pecado, tornaram-se impossibilitados de escolher o bem. O pecado afetou plenamente o homem. Não só Adão e Eva foram afetados, mas também todos os seus descendentes. O homem já nasce pecador! O pecado é nítido em nossa natureza, não é algo externo que motiva o homem pecar, o pecado procede do interior do homem. Jesus disse: Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem. Marcos 7:21-23. O interior do coração humano é a nascente de todos os seus atos pecaminosos. O pecado é uma herança que adquirirmos, o homem é corrompido por natureza. O homem não é neutro, ele é inapto para escolher o bem. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Salmo 51:5. Nossos atos pecaminosos são inevitáveis, tendo em vista a nossa natureza inclinada para o pecado. Já nascemos pecadores! O pecado é congênito, nascemos com ele, ao passar do tempo, o pecado torná-se também consciente. No entanto, Deus não criou o homem corrompido, o homem era reto quando foi criado por Deus. Eis que aqui, o que tao- somente achei: Deus fez o homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias. Eclesiastes 7:29. O homem era vivo espiritualmente, possibilitado de desejar o bem, ter consciência, vontade e o poder de fazer escolhas. Em contrapartida, o homem também era possibilitado de pecar, desejar o mal, desobedecer a Deus. Sendo assim, o homem foi criado com livre-arbítrio, entretanto, após a sua queda, este livre-arbítrio foi perdido. Tornou-se o homem vivo para o pecado, morto para Deus, impossibilitado de escolher a Deus, agradar a Deus por sua natureza, desejar a Deus. Adão permitiu que o pecado não apenas entrasse no mundo, mas também no interior do homem. O homem não nasce com livre-arbítrio, o homem nasce pecador e com o pecado presente nele, externando-o em sua maneira de viver. Todos nós andávamos desgarrados; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:6. Engana-se quem pensa desviados são apenas pessoas que saíram da igreja, são desviados todos os homens que não conhecem a Cristo. Deus olhou para os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não, nem sequer um. Salmo 53:2-3. Estes dois versículos não precisavam ser comentados, é nítido neles a depravação total e a incapacidade do homem em buscar a Deus. Apesar de ter sido criado em retidão, o homem desviou-se e tornou-se imundo. O homem em seu estado natural está inconsciente, sem liberdade para escolher a Deus. Você não foi salvo porque escolheu a Deus, escolheu ser amigo, escolhe Cristo todo dia. És salvo porque Deus te escolheu antes da fundação do mundo. Se Deus não te elegesse, jamais você o escolheria. Você estava morto espiritualmente, incapacitado de ter entendimento e de buscar a Deus. Somente por uma ação sobrenatural de Deus, você foi capacitado a querer a Deus. Nosso corpo era um reino do pecado, ele nos dominava, éramos seus escravos. A doutrina do homem nascer com livre-arbítrio é uma grande afronta à doutrina bíblica da natureza corrompida do homem. Se o homem nascesse com livre-arbítrio, o pecado não tinha afetado a humanidade. Se o homem nascesse com livre-arbítrio, Adão e Eva não teriam morrido espiritualmente, sendo assim, Deus seria um mentiroso pelo fato de dizer que eles morreriam. Se o homem nasce com livre arbítrio, todos os versículos acerca do passado que éramos mortos para Deus têm que ser retirados da bíblia. A salvação torná-se insignificante quando afirmamos que o homem em seu estado natural tem livre arbítrio. Se você tivesse livre arbítrio, tu não estarias sob o pecado, portanto, não haveria necessidade de Jesus morrer na cruz pra te salvar. Cristo foi o nosso substituto na cruz, éramos merecedores da penitência por todos os nossos pecados. Deus não poupou seu Filho unigênito a fim de nos poupar de sua ira. Afirmar o nascimento do homem com livre arbítrio é negar que Cristo nos substituiu na cruz do calvário. Logo, por esta doutrina herética entenderemos que a morte de Cristo foi apenas uma demonstração de um belo exemplo. Isto é algo gravíssimo!
Infelizmente por causa de pseudos arminianos que na verdade são semi-pelagianos, o arminianismo tem tido uma má reputação. Arminianos clássicos negam o nascimento do homem com livre arbítrio, tendo em vista a incoerência em autenticar duas opiniões opostas. É impossível alinhar o nascimento do homem com livre arbítrio e a depravação total. Armínio disse: Neste estado [caído], o livre-arbítrio do homem para o bem não está apenas ferido, enfermo, inclinado, e enfraquecido; mas ele está também preso, destruído, e perdido. E os seus poderes não só estão debilitados e inúteis a menos que seja assistido pela graça, mas não tem poder algum exceto quando é animado pela graça divina. Sendo arminiano, lógico que defendo a doutrina do livre arbítrio, mas a defendo como ela é de fato, e não a "barbaridade" indefensável defendida por pelagianos e semi-pelagianos que se dizem ser arminianos. Portanto, o nascimento do homem com livre arbítrio é plenamente incompatível com as Escrituras. Arminianos não defendem essa heresia, se você defende, considere-se um pelagiano ou semi-pelagiano. O pecado nos afetou totalmente, furtando a nossa liberdade para escolher a Deus. Não tem lógica dizer que o homem tem livre arbítrio, sendo ele escravo do pecado. Outrora, o pecado te controlava, dominava teu intelecto, tuas emoções, tuas vontades, teu querer. Ele era o teu rei, você pertencia a ele. Você nasceu com livre arbítrio? Então você pode concluir que era livre quando era escravo do pecado? Óbvio que não! É impossível alinhar a liberdade com a escravidão.
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