Glorificando a Deus com a maneira de viver
Cristo ensina ao homem a comportá-se semelhante a Ele, é impossível ser salvo não tendo a sua vida sido plenamente mudada pela eficácia da obra redentora do Cordeiro Imaculado. Nenhum homem tem poder de salvar-se, somente a graça de Deus pode alcançar o mais vil pecador e mudar seus atos completamente. Se você realmente foi salvo por Deus, com certeza você já não é a mesma pessoa de outrora. Seus atos mudaram? O fruto do Espírito está visível em sua maneira de viver? Se a sua resposta for um não, sinto muito te informar, mas você não ainda não foi salvo, a graça de Deus não agiu ainda em tua vida. Infelizmente a intimidade do homem com Deus tem sido calculada por intermédio de dons espirituais ou talentos. Na opinião de muitos, quanto mais dons espirituais alguém estiver, mais ele será "homem de Deus" ou " mulher de Deus", entretanto, não são nossos dons espirituais, nossa bela voz entoando louvores ou nossa eloquente oratória na exposição de sermões que autentificará nossa salvação. É o fruto do Espírito nitidamente externado em sua maneira de viver que prova se você é salvo ou não.
No capítulo 1 da Epístola aos Gálatas, Paulo fala acerca do grau marcante de diferença entre a sua vida quando não conhecia a Cristo e após Cristo ter se revelado a ele. Paulo conclui o capítulo no versículo 24 dizendo que glorificavam a Deus a respeito dele. Afinal, quem era Paulo antes da sua conversão? Paulo aparece pela primeira vez na bíblia em Atos 7:58, era um jovem fariseu associado ao sinédrio que chamava-se Saulo de Tarso, não só colaborou para o martírio de Estêvão, mas também possivelmente foi um dos responsáveis por instigar a morte dele. Em Atos 8:1-3, percebemos também a participação de Paulo na perseguição de cristãos, o versículo 3 diz que Paulo "assolava" a igreja, o verbo "assolar" no grego, não significa apenas uma perseguição ideológica, mas também violência física por meio de torturas. Em Atos 9:1-3, a bíblia diz que Paulo respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, ele também planejava prender cristãos que na época eram chamados de seguidores do "Caminho" ( Caminho era o título utilizado no século I para nomear o cristianismo). Em Atos 22:1-21, Paulo fala que foi instruído por Gamaliel, prendia e colocava mulheres e homens em cárceres, ele também fala que açoitava os que criam em Deus, além disso, Paulo afirma que não só estava presente na morte de Estêvão, mas consentiu com isto.
Paulo outrora era um homem cruel, religioso, o qual não reconhecia que Jesus era o Cristo prometido pelos patriarcas e profetas no antigo testamento, entretanto, aprouve a Cristo ter se revelado a Paulo no caminho de Damasco, a partir desta magnífica revelação, Paulo não só teve seu nome mudado, mas também toda a sua maneira de viver. Paulo morreu para si, Cristo começou a viver em Paulo de tal maneira que Paulo já era incapaz de viver. Todas as ações benignas de Paulo tornaram- se controladas e efetuadas por Cristo estando presente em sua vida. Paulo estava em uma unificação vital com Cristo. É indubitável que houve uma mudança em Paulo. Quando Cristo revela-se ao homem, ele é plenamente mudado, seu caráter vai desaparecendo para que o caráter de Deus apareça nitidamente em sua maneira de viver. Se você tem um cartão de membro, veste-se de maneira descente, até vai todos os dias possíveis para a "igreja", quem sabe até você é um(a) ótimo(a) pregador(a) ou cantor (a), participa de algum departamento ou órgão da sua igreja, pode ser até que você tenha um cargo eclesiástico, mas se tendo isso e você não produziu fruto digno de arrependimento, sinto muito te informar, mas Cristo não se revelou a você, você não foi crucificado com Cristo, você ainda não glorificou a Deus com a sua maneira de viver.
O "glória a Deus" que mais agrada a Deus, não é aquele brado que muitos têm costumes de praticá-lo durante os cultos, Deus não quer escutar o "glória a Deus" dito pela sua boca, se Ele não ver o teu "glória a Deus" estando visivelmente na tua maneira de viver. Devemos glorificar a Deus com a nossa maneira de viver. Será que você está glorificando a Deus com a sua vida? O fruto do Espírito está visível em sua maneira de viver? Não adianta ter os noves dons espirituais, se você ainda é escravo do pecado e vive excessivamente praticando as obras da carne. O fruto do Espírito estando presente em nossa maneira de viver, autentifica que fomos crucificados com Cristo. Sendo assim, é impossível ser de Cristo, se a sua carne com as suas paixões e concupiscências não foram crucificadas.
Se fomos crucificados com Cristo, é irrefutável que o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, bondade, fé e mansidão citados por Paulo em Gálatas 5, passam a ser uma evidência de que Cristo vive em nós, não mais o nosso homem depravado totalmente e inclinado para as obras da carne. Portanto, se não houve uma genuína mudança em nossos atos, Cristo não se revelou a nós, apenas temos a sensação que somos salvos, glorificamos a Deus por intermédio do fruto do Espírito nitidamente expressado em nossa maneira de viver. O Cristo que mudou radicalmente a vida de Paulo, continua transformando pessoas. Sem a mudança de atitude originada pelo arrependimento genuíno e pela fé salvífica em Cristo, jamais seremos uma nova criatura. Sendo assim, estaremos impossibilitados de glorificar a Deus com a nossa vida. Cristo revelou-se a você? Então incontestavelmente você já não é o mesmo de outrora, houve uma mudança em sua vida, sua carne foi crucificada, Cristo passou a viver em você.
Comentários
Postar um comentário